fbpx

Inbound marketing: a importância para o seu negócio

Hoje é inquestionável que um dos pilares mais importantes para o sucesso de uma empresa é o marketing. O Inbound marketing, ou seja, marketing de entrada/atração é um dos principais investimentos para a criação de demanda dentro do seu negócio.

O que é Inbound Marketing?

Inbound marketing ilustração 1

O Inbound Marketing consiste na disponibilização de conteúdos e de informações, principalmente on-line, que fazem os clientes procurarem a sua marca e não o contrário. Dessa forma, quando bem feito leva a um fluxo constante de novos leads e clientes, o que é o sonho de qualquer negócio.

É diferente e mais eficiente do que o marketing tradicional, como panfletagem e propaganda, justamente por atrair os clientes alvo do negócio, pessoas que se interessam ativamente pelo assunto, ao invés de pessoas ao acaso.

Quais são as etapas?

Pode ser dividido em 5 etapas principais:

  1. 1. Atrair: consiste em postar conteúdo de qualidade para as pessoas que se interessam pelo seu tipo de negócio! Nessa etapa não é preciso divulgar o seu serviço de forma direta, mas sim relacioná-lo ao que você está falando.

Você pode estar se perguntando “mas o que eu ganho em oferecer conteúdo gratuito para as pessoas?” Aí que entra a importância da segunda etapa:

  1. 2. Converter: ao disponibilizar um ebook, por exemplo, é necessário que o interessado preencha um formulário com algumas de suas informações, como número e e-mail. A partir da coleta desses dados você possui agora um lead.
  2. 3. Relacionar: após obter o contato do lead é o momento de criar um relacionamento. Mande conteúdos, faça enquetes e pesquisas de opinião nas redes sociais e interaja sempre que for possível com o seu público.
  3. 4. Vender: quando o relacionamento está estabelecido o próprio lead já sabe que precisa adquirir o seu produto ou serviço! Nessa etapa é importante usar as informações que você coletou ao longo das etapas anteriores para tornar a venda irresistível.
  4. 5. Analisar: é importante analisar todas as etapas e ter métricas, a fim de encontrar pontos de desenvolvimento dos indicadores. Dessa forma, seus resultados irão melhorar ao passo em que sejam feitas melhorias.

Principais características e benefícios do Inbound Marketing

Hoje em dia as redes sociais permitem a seleção de nichos específicos para a entrega de anúncios e de conteúdo, o que facilita muito a atração do seu perfil de cliente ideal.

É por isso que uma das características mais marcantes desse tipo de marketing é a geração de conteúdo de valor, que agrega algo aos consumidores certos e interessados, ao invés de ser apenas uma propaganda. Entre as formas de atração possíveis estão a oferta de e-books gratuitos, conteúdos semanais ou quinzenais, mini cursos e outros que agregam conhecimento, aproximando o cliente da marca e criando um relacionamento.

O relacionamento é essencial no Inbound Marketing. O lead é nutrido constantemente até entrar em contato diretamente a respeito do serviço. Assim, ao entrar em contato já tem confiança e pode realizar um contrato sem medo, pois já conhece a marca e inclusive já aprendeu com ela.

Inbound marketing 2

Devido a esse relacionamento, outra característica marcante é o engajamento, que tende a ser alto. É importante criar interações em redes sociais, por exemplo, que permitam aos clientes se sentirem ouvidos e até mesmo parte do processo. A publicação de conteúdo nas redes sociais é uma das estratégias chaves do Inbound.

Ao criar conteúdo para todos os tipos de leads: topo, meio e fundo de funil (leia sobre o funil de vendas nesse artigo) a geração de demanda é garantida e pode até economizar gastos.

A disponibilidade desse pode ser vitalícia, como textos em blogs e e-books, podem ser lidos e utilizados quantas vezes forem vantajosas para o negócio! Sempre existirá alguém precisando do seu conteúdo de qualidade, o que sempre atrairá novos leads. Nesse sentido, é algo que não perde seu valor e não precisa ser refeito, mas pode ser aprimorado sempre que surgir a oportunidade.

Gostou desse conteúdo? Aqui no Blog do SemSenha sempre buscamos trazer dicas para potencializar o sucesso do seu negócio. Entre em contato conosco para saber mais. Até o próximo artigo.

Como anda o marketing Wi-Fi do seu negócio?

Nós podemos melhorar seu marketing, o relacionamento com seus clientes e te ajudar a vender mais. Preencha o formulário ao lado que um de nossos especialistas irá lhe retornar.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima