fbpx

E-mail marketing: 5 dicas para turbinar o seu

Já comentamos sobre as vantagens do e-mail marketing aqui no Blog do SemSenha, mas além de conhecer os benefícios, também precisamos aprender como atingi-los, certo?

Hoje trouxemos algumas dicas fundamentais para que as suas campanhas por e-mail convertam mais leads para o seu negócio.

1. Evite que o seu E-mail marketing pareça automatizado

A automação é muito importante e de grande ajuda em campanhas de e-mail marketing, mas é importante prestar atenção se essa automação será muito óbvia para o seu destinatário.

Normalmente, ao perceber que aquele e-mail não foi feito especificamente para ele, a probabilidade do destinatário excluí-lo sem nem mesmo ler é muito alta! Por isso, é importante fazer um perfil dos seus contatos que vá além do endereço de e-mail, incluindo pelo menos nome e sobrenome, por exemplo.

Nesse sentido, é possível automatizar tokens que adicionem o nome do contato em partes específicas do texto, assim a sensação de proximidade e personalização é maior, o que aumenta as chances de leitura e de interação com o conteúdo enviado.

Ainda assim, a inclusão do nome ainda é algo razoavelmente simples, por isso é legal buscar montar perfil do seu cliente ideal, o qual explicaremos melhor na próxima dica:

2. Conheça seu ICP/Avatar (Perfil de Cliente Ideal)

Praticamente todo negócio possui um ICP, ou seja, aquele cliente que mais precisa e que tem mais a ver com o seu serviço ou produto. Identificar que perfil é esse é essencial para que as suas campanhas funcionem da melhor maneira possível!

Imaginemos a seguinte situação:

Você é dono de uma padaria de produtos sem glúten, logo o seu público alvo será principalmente pessoas com intolerância alimentar, doença celíaca e até mesmo a galera mais “fitness”, certo?

Se você anunciar e realizar esforços de marketing para pessoas que não se encaixam em nenhum desses grupos, a conversão do seu investimento logicamente será baixa. Por isso, é importante mapear esse ICP e direcionar suas campanhas para eles.

Mas como fazer isso?

e-mail marketing ilustração principal

3. Invista na captura inteligente de leads

As campanhas de e-mail marketing são automatizadas através de plataformas com recursos importantes para captura de leads.

Você com certeza já preencheu um formulário online, que pedia informações, como nome, sobrenome, e-mail e telefone, para ter acesso a algum conteúdo ou promoção que te interessava muito, né?

Essa é uma estratégia para gerar leads! Já que aquele assunto é do seu interesse, um perfil é traçado e as suas informações são usadas para anunciar mais coisas que podem ter valor para você! Isso pode até parecer estranho de primeira, mas não é ótimo poder receber ofertas personalizadas, que tenham a ver com nosso perfil de interesse, ao invés de buscar essas informações sozinhos e sem orientação? Pois é!

Dessa maneira, essa seria uma estratégia para captura de leads online, mas caso o seu negócio não tenha tanta presença na internet, também existem maneiras presenciais de capturar leads, como falaremos a seguir:

4. Invista em hotspots e interações presenciais

Bom, mas e se o meu cliente alvo não estiver na internet e for aquele que já teve algum contato presencial com o meu negócio, seja uma loja, restaurante, academia etc?

Também é possível gerar campanhas para eles, através da captura de informações por conexão no Wi-Fi, por exemplo. Quando o cliente se conecta à sua rede sem senha, ele precisa preencher um formulário semelhante ao que falamos no item anterior, o que o converte em um lead. Além disso, é possível programar e-mails específicos através dessa interação com o hotspot!

5. Torne o corpo do seu e-mail atrativo

Depois de mascarar a automação, criar o seu perfil ideal de cliente e capturar esse ICP através de estratégias eficientes só resta criar o e-mail matador!

Imagine, depois de todo esse esforço, mandar um texto fraco e de pouca conversão, ninguém merece né? Então tome bastante cuidado na hora de montar o corpo e o texto! Escolha cores que remetem à sua marca, frases que ativem gatilhos mentais relacionados às dores do seu ICP e procure a melhor posição para a inserção de imagens, vídeos ou GIFs.

Lembre-se de não fazer campanhas apenas com o intuito de vender ou mostrar algum serviço ou produto, além disso envie conteúdo que agregue conhecimento para os seus leads, como conteúdos do seu Blog! Dessa forma, você também gera valor para quem lê seus e-mails, o que aumenta as chances de fidelizar clientes.

E aí, gostou desse conteúdo? Fique ligado aqui no Blog do SemSenha para mais conteúdos ou entre em contato conosco para mais informações sobre nossos produtos! Até o próximo artigo.

Como anda o marketing Wi-Fi do seu negócio?

Nós podemos melhorar seu marketing, o relacionamento com seus clientes e te ajudar a vender mais. Preencha o formulário ao lado que um de nossos especialistas irá lhe retornar.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima