fbpx

Como o Business Intelligence pode ajudar o seu negócio

Você já ouviu falar sobre o B.I. – Business Intelligence? Sabia que a utilização dessa ferramenta está ajudando vários empresários a terem mais clareza na tomada de decisões?

Vem com a gente que te explicamos o que você precisa saber!

O que é B.I.?

O B.I. (Business Intelligence) é uma ferramenta que permite ao empresário visualizar de forma clara e precisa uma grande quantidade de dados sobre o seu negócio e monitorá-lo. Através de informações atuais e de histórico é possível planejar estratégias e decisões a serem tomadas, de forma a potencializar a qualidade e os resultados da sua empresa/serviço/produto.

Como funciona?

O processo é dividido em etapas de coleta e organização de dados, identificação de tendências e de fragilidades, análise de dados e elaboração de relatórios e de decisões.

A mineração de dados feita pelo B.I. usa automação para encontrar o que funciona e o que está indo mal, podendo apresentar a modelagem de dados em diferentes aspectos, de acordo com a preferência da empresa.

Dados complexos de diversas áreas são compilados e processados, aparecendo de forma simples e de fácil visualização, como em gráficos com diferentes cores e dados estatísticos, que mostram os diferentes aspectos do negócio, os pontos fracos e fortes, as tendências de crescimento e de baixa. A partir dessas informações é possível ter uma visão sistêmica e tomar decisões mais coerentes e mais assertivas, já que com dados e análises bem feitas é mais difícil cometer equívocos. Além disso, essas informações devem ser salvas em um local seguro e de boa infraestrutura, para entregar os registros com rapidez e integridade.

A coleta e a organização são feitas de forma automática e não requerem esforço, mas é bom lembrar que as análises e as comparações das informações apresentadas devem ser feitas pela pessoa ou equipe responsável pelo business intelligence, que deve ter uma visão clara e abrangente dos objetivos da empresa, para que a análise seja bem executada, agindo de acordo com as metas e os objetivos a serem atingidos. Não adianta ter todas as informações na palma da mão e não saber o que fazer com elas né?

É a partir desse processo que a tomada de decisões fica mais coerente e rápida, causando menos estresse e diminuindo a ansiedade pela falta de entendimento.

Business Intelligence Ilustração 2

Qual a diferença do B.I. para as planilhas e gráficos comumente usados nos negócios?

O Business Intelligence procura ir além de simples informações, como apenas contabilizar ganhos e mostrar rendimentos. Nesse sentido, como ele pode ser aplicado em diversos nichos é possível monitorar o comportamento de clientes, encontrar gargalos e planejar estratégias de vendas e de marketing, coisas que seriam mais complicadas de montar através de uma planilha no excel, por exemplo.

Existem vários formatos de B.I. por aí que valem a pena conhecer, aqui no SemSenha, além de fornecer wi-fi grátis aos seus clientes, adequação à LGPD, engajamento social e enriquecimento de dados, também temos um B.I. que engloba um dos nichos mais importantes e mais difíceis de coletar dados: o perfil e o comportamento do seu público! Você poderá ver de forma cômoda várias informações, como a frequência, as publicidades exibidas, as conexões, oportunidades de e-mail marketing e até mesmo identificar clientes que deixaram de frequentar o local e os que frequentam com mais assiduidade. Achou uma ideia interessante? entre em contato conosco!

Para resumir, o B.I. é uma ferramenta indispensável para o sucesso dos serviços na modernidade, que ajuda na competitividade e na sustentabilidade do negócio a longo prazo.

Business Intelligence Ilustração 3

Este artigo foi útil para você? Conheça outras soluções e leia outras curiosidades no blog do SemSenha.

Como anda o marketing Wi-Fi do seu negócio?

Nós podemos melhorar seu marketing, o relacionamento com seus clientes e te ajudar a vender mais. Preencha o formulário ao lado que um de nossos especialistas irá lhe retornar.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima