SemSenha.com

Informações capturadas pelo hotspot podem te ajudar a passar pela crise

É importante saber o que fazer com as informações capturadas pelo hotspot nesse momento de crise tão delicado

Você sabia que utilizar as informações capturadas pelo hotspot, através de um gerenciador, pode te ajudar a passar pela crise? A obtenção de informações sobre clientes, indo muito além de dados básicos, tornou-se um importante estímulo para empresários estarem cada vez mais conectados aos pensamentos dos consumidores em relação aos seus produtos, podendo assim atendê-los de forma excepcional, e superando as expectativas criadas. 

Mas quais informações devo capturar através do hotspot? O que fazer? O SemSenha te ajuda hoje a entender melhor sobre essa ferramenta. 

Uso do gerenciador de hotspot

Primeiro, é necessário compreender como o hotspot pode te auxiliar nesta tarefa. É necessário ter um gerenciador, como o SemSenha, que o ajude a controlar o fornecimento de internet gratuita no seu estabelecimento. A partir deste gerenciamento, é possível capturar informações como nome, e-mail ou outras informações, necessárias para que o cliente conecte-se a internet. 

Obter esses dados torna-se fundamental para que você conheça, inicialmente, quem frequenta seu estabelecimento. Qual a frequência de visitação? Qual horário do dia seus clientes estão mais presentes? Quanto tempo eles permanecem eu seu negócio? Todas essas são informações valiosas na hora de entender melhor sobre o público do seu estabelecimento.  

Após descobrir quem são os seus clientes, é importante ir para o próximo passo: saber como ele vê seu negócio. Tal prática é conhecida no mundo do marketing como GuestologiaO termo oriundo da prática aplicada pelas empresas Disney, explica a tentativa de entender as expectativas de seus consumidores. “Guest” (convidado, em inglês) relaciona-se com a termologia aplicada aos clientes da Disney, e é a partir desse tratamento que a marca passa a estudar a fundo quem consome os seus produtos. A prática, reproduzida em diversas campanhas de marketing, implica na fundamentação de que “Nada é construído sozinho. É necessário descobrir o que as pessoas querem para então construir para elas” (Eisner, Michael D. O jeito Disney de encantar os clientes).

Capturando as informações através do hotspot

Partindo deste suposto, o empresário precisa ter em mente que saber o que cliente quer é fundamental para o sucesso de seu negócio. Logo, a resposta deste cliente ao consumir o produto que você oferece também se torna importante.

Através de um gerenciador de hotspot, por exemplo, você consegue criar pesquisas de satisfação que poderão te trazer exatamente o que passa na cabeça do cliente ao utilizar seu serviço. Um exemplo: ao contratar o SemSenha, o empresário pode criar um formulário em que analisa como que o cliente foi atendido; se os seus produtos e/ou serviços supriram as expectativas; e ainda, abrir um espaço para que sugestões sejam feitas. Essas sugestões, inclusive, tornam-se importantes a partir do momento em que você, enquanto empresário, esteja aberto e entenda a necessidade do cliente. Essa prática vai além da obtenção de dados demográficos. É a partir dos fatores psicológicos, dos clientes que frequentam seu estabelecimento, que é possível alcançar os indicativos sobre o que eles precisam e o que eles querem, quais noções pré-concebidas eles tinham do seu negócio, e quais as “satisfações” ele viveu e conquistou ao consumir determinado produto. Estas informações são de extrema importância em um momento como o que estamos vivendo. Dessa maneira você consegue entregar um boa experiência, mesmo com o isolamento social em função do Coronavírus. Esta estratégia de captura de informações através do hotspot podem te ajudar a passar por essa crise.

Saber determinados pontos, assim como abrir um espaço para respostas qualitativas – a partir de perguntas abertas, pedindo opiniões e incentivando os clientes a dizerem o que pensam, resultam em um retrato das expectativas do Guest, para que então se tornem medidas de referências para que o trabalho fornecido supere as expectativas.

Outras formas de utilizar as informações capturadas pelo hotspot

Além das pesquisas de satisfação, você também pode interagir com o cliente a partir da captura de informações. Eis algumas sugestões.

  • Crie campanhas de marketing, que atinjam exatamente a expectativa do cliente, contudo é importante respeitar o momento. Um exemplo do que estamos falando é dentro do seu mix de produtos e/ou serviços, viabilizar o que pode ser feito na casa do cliente, seja via delivery, ou serviços mais personalizados. 
  • Desenvolva campanhas pós-crise. Certamente seu cliente não deixou de gostar ou ter a necessidade do seu produto e/ou serviço. Por isso, é importante você utilizar as informações que tem para mostrar para as pessoas que a crise irá passar e seu negócio estará lá esperando por eles. Faça promoções e campanhas de reabertura para quando o pior estiver passado. 
  • Ofereça um questionário on-line, para seus clientes, e pergunte para eles o que gostariam de ver de novidade no seu negócio. Classifique e tente entregar isso para eles, seja durante o período de isolamento ou depois. 

Vale ressaltar também que é necessário, de tempos em tempos, refazer tais pesquisas. Não é apenas na crise que devemos estar mais próximos dos nossos clientes. De acordo com a Guestologia aplicada pela Disney, os levantamentos precisam ser realizados de formas regulares, para que de fato elas sejam úteis. Isso porque as pessoas mudam e o mesmo se aplica as expectativas. O empreendimento precisa estar no mesmo compasso que os seus clientes, ou se não ele será deixado para trás.

Pratique empatia

Coloque-se no lugar do cliente: em algum local, que você frequenta, ser atendido através de uma pesquisa e perceber que suas sugestões e expectativas são atendidas, se tornam motivadores para retornar ao estabelecimento. Logo, saber que sua opinião é ouvida pelo gerente ou dono do negócio é um dos maiores presentes que um cliente pode receber.

Portanto, utilizar os artifícios da Guestologia, com o auxílio do gerenciador de hotspot, é importante para que exista um monitoramento do cenário de seu negócio, que deverá estar em constante evolução junto do cliente. Assim, com as informações necessárias para ajustar a prestação do seu atendimento, certamente passar pela atual crise será mais leve e os clientes se lembrarão do seu negócio assim que a vida de todos for voltando ao normal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *