SemSenha.com

Outbound Marketing: a importância para o seu negócio

Em um dos nossos artigos anteriores comentamos sobre a importância do Inbound Marketing para o seu negócio! Dando continuidade, hoje vamos falar do Outbound Marketing e as vantagens e desvantagens que ele apresenta para a sua empresa.

O que é Outbound Marketing?

Ao contrário do Inbound, que se baseia na atração de clientes pela disponibilização de conteúdos, conhecida como prospecção passiva, o Outbound é feito através de prospecção ativa. Mas o que isso significa? que você mesmo irá atrás dos clientes que pareçam se encaixar no seu perfil de cliente ideal.

Esse tipo de marketing foi brevemente desacreditado com o advento do Inbound, mas logo foi possível perceber vantagens distintas pelas diferenças inerentes aos dois processos. Por isso, foram criadas novas estratégias de prospecção ativa que atualmente trazem vantagens para os negócios.

Quais as vantagens do Outbound Marketing para a sua empresa?

A prática da prospecção ativa infere uma boa construção da persona que será abordada. Existem diferentes pessoas com afinidades para quase todos os segmentos do mercado. Nesse sentido, é necessário saber quem são essas pessoas para o seu negócio.

O sucesso do Outbound está intimamente atrelado ao contato com os clientes certos, ou seja, aqueles que já possuem conhecimento e demanda sobre o seu produto ou serviço e serão mais inclinados a fecharem uma venda.

Na prática, não faz sentido oferecer produtos para animais de estimação para pessoas que não possuem esses animais, né?

Dessa forma, quando as pessoas certas são abordadas, o retorno sobre o Investimento (ROI) é mais rápido e efetivo em relação ao Inbound. Pois a prospecção passiva só é vantajosa em médio e longo prazo, já que leva tempo para ser construída e efetivada, a ativa não.

Por ser um investimento de retorno rápido, também é possível traçar métricas com mais rapidez e tomar decisões com mais assertividade.

Por exemplo:

métrica: a taxa de conversão está muito baixa → decisão: é preciso refazer o perfil do cliente.

métrica: a taxa de conversão está boa, mas a de lucratividade não → decisão: reavaliar a precificação.

Nesse sentido, podem ser utilizadas diversas estratégias para Outbound, como o envio de e-mails, a oferta de anúncios, abordagens por redes sociais e até mesmo mensagens via Whatsapp. Contudo, é importante sempre lembrar de seguir princípios éticos e não importunar os prospects.

Quais as possíveis desvantagens?

Apesar do retorno sobre o investimento ser comumente maior nesse tipo de marketing, o investimento em si também costuma demandar mais.

Como já vimos no artigo sobre Inbound, a ideia é criar uma “máquina de vendas”, o que demanda investimento no início, mas os conteúdos gerados e a automação do processo são vitalícios! Uma vez que você investiu na criação de um e-book, por exemplo, ele estará disponível para sempre.

Isso não acontece no Outbound! Uma vez que você está entrando em contato com o prospect através de um anúncio, a partir do momento que for interrompida a monetização, o retorno também acabará.

Além disso, é preciso ter um time que saiba lidar com a rejeição. Devido a abordagem direta com pessoas, é comum que essas recusem qualquer tipo de interação, o que pode, em alguns contextos, ser difícil e desanimador.

Apesar dos desafios presentes nessa abordagem de marketing, também vimos diversas vantagens. Por isso, recomendamos que você avalie as demandas do seu negócio para entender melhor qual é o seu momento e o que vale investimento. Existem diversas estratégias no novo mundo do marketing digital que valem a pena serem exploradas.

Aqui no Blog do SemSenha buscamos trazer conteúdos que potencializem o sucesso do seu negócio. Entre em contato conosco para saber mais! Até o próximo artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *